top of page
  • Foto do escritorFabiano Machado Ferreira

Ignorância

Você se acha ignorante? E quanto as pessoas a sua volta, elas são ignorantes? Ser ignorante é algo bom ou ruim?



De forma abrangente essa palavra tem um peso pejorativo e agressivo, e o termo ignorante é utilizado, infelizmente, na maioria das vezes para insultar alguém indicando que tal pessoa não possui conhecimento e é burra, estúpida, grosseira, rude, querendo dizer que tal pessoa não estudou o bastante e que por isso tem dificuldade em se comunicar, em se expressar. De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra ignorante tem os seguintes significados:


1. Que ou aquele que desconhece ou ignora algo; 2. Que ou aquele que não tem conhecimento, instrução ou cultura; bronco, iletrado, inculto, nabo, néscio, tapado; 3. Que ou aquele a quem falta conhecimento sobre determinado domínio; 4. Que ou aquele que é ingênuo ou que não tem malícia; crédulo, papalvo; 5. Que ou aquele que é rude ou mal-educado; estúpido, grosseiro.

Atenho-me ao primeiro e ao terceiro significados: que desconhece ou ignora algo e que falta conhecimento sobre determinado domínio. Eu gostaria que você, que está me assistindo, compreendesse que todos nós somos ignorantes a respeito de assuntos diversos. Pois não há como saber sobre todos os tipos de informações. Nós escolhemos aquelas informações que nos convém e que julgamos serem mais interessantes ao nosso ponto de vista, desvalorizando e não dando atenção à uma miríade de tantos outros temas, os ignorando. Isso nos torna ignorantes em diversos assuntos. Ser ignorante sobre algo mostra simplesmente que você optou em não querer saber, estudar ou se especializar sobre aquele algo. E isso não é ruim, você apenas optou por outras escolhas que julgou mais importantes. Todos nós somos ignorantes em assuntos diversos. O importante é compreender isso e assumir que não sabemos tudo. Pois não há como saber tudo o tempo todo. Não saber sobre algo é uma escolha particular e deve ser respeitada assim como também deve ser respeitado o fato de saber algo.


E por que eu abordo este assunto? Por que muitas pessoas se frustram ao não saberem certas informações. Se cobram com frequência por não saberem o bastante a respeito de determinado assunto, ou saberem pouco. Ou cobram os outros por não saberem. Não há como saber tudo. O que conseguimos compreender no decorrer de nossas vidas é uma parcela muito ínfima de informações. E tudo bem quanto a isso. Todos nós somos ignorantes em assuntos diversos. É importante compreender e respeitar isso tanto quanto a nós mesmos quanto a respeito dos outros com os quais nós convivemos no dia a dia. Muitas vezes, dentro de um relacionamento, por exemplo, o cônjuge espera que o seu parceiro ou a sua parceira saiba exatamente o que acontece na vida desta pessoa, como ela se sente e até mesmo o que ela está pensando. Sim, muitas vezes cobramos conhecimentos que não há como compreender sem que haja uma comunicação efetiva de ambos os lados. E isso não acontece apenas com cônjuges, acontece com familiares, amigos, colegas de trabalho e por aí vai. E qual é a melhor maneira de lidar com está ignorância, tanto ao que diz respeito a nós mesmos, quanto ao outro? Conversando. A comunicação é uma grande chave para compreender melhor o outro e para que o outro nos compreenda melhor. Uma comunicação aberta, respeitosa e sem cobranças.


Lembre-se: O outro é ignorante a respeito de assuntos diversos e ele não conhece você melhor do que você mesmo. E o mesmo podemos dizer quanto a você. Você é ignorante a respeito de assuntos diversos, e tudo bem quanto a isso. E você não conhece o outro melhor do que ele mesmo. A comunicação ajuda imensamente contra a ignorância. Porém lembre-se que todos nós somos ignorantes, pois não sabemos tudo e tudo bem quanto a isso. O importante não é saber tudo. O importante na verdade é ser feliz. Não se cobre por não saber tudo. Não cobre o outro por não saber tudo. Seja feliz. Porque você merece ser feliz!


Para assistir ao vídeo deste post, acesse o link: Ignorância

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page