top of page
  • Foto do escritorAline Sanatana

Reiki para Medos

Atualizado: 4 de mai. de 2022

O medo é um estado emocional normal que geralmente surge diante de uma situação de perigo. A simples ideia de que alguma coisa ou de que alguém possa colocar em perigo a nossa segurança ou a nossa vida acarreta no medo.



Sem que nós queiramos, o cérebro ativa uma série de compostos químicos que provocam reações que representam o medo. Dentro destas reações, características físicas comumente surgem, tais como contração muscular, o aumento dos batimentos cardíacos, uma respiração mais acelerada e assim por diante.


Ao mesmo tempo que é uma sensação negativa, o medo é um alerta bastante importante para a nossa sobrevivência. Pois as reações químicas que provem dele preparam o corpo para duas possíveis ações: atacar ou fugir. Geralmente o medo surgi a partir de algum estímulo que provoca ansiedade e insegurança em nós. E este estímulo pode ser externo (quando há algo no ambiente que o incita), ou interno (quando nós imaginamos algo desagradável que nos traz a impressão de uma ameaça).


Os medos podem ter como causa uma experiência física ou uma experiência apenas mental. Ou seja, podemos ter experienciado algo fisicamente que tenha incutido em nós determinado medo. Como por exemplo, um cachorro que me morde na infância, pode ativar em mim o medo por cachorros. Ou uma história que alguém contou e que cria em nós uma imaginação negativa a respeito de determinado objeto, pessoa, lugar, etc. Como por exemplo, quando pequeno, alguém fala que no escuro tem monstros ou que uma borboleta pode nos deixar cego. Isso causa um medo específico a respeito de algo que não precisa ser presenciado fisicamente.


E não precisa ser uma história, pode ser um grito, ou experienciar outra pessoa se assustando. Por exemplo, quando pequeno, estou na sala vendo TV com minha mãe, e uma barata aparece. Então minha mãe se assusta e grita. O fato de eu confiar na minha mãe e me inspirar nela desencadeia em mim o mesmo medo. Pois se a pessoa na qual eu me inspiro e que significa pra mim proteção está assustada, por que eu não deveria me assustar também? O que cria em mim uma crença particular a respeito daquilo que me impõe o medo. Os fundamentos deste medo muita das vezes vem de algo irracional, como por exemplo lendas e crenças populares, assim como o medo de espíritos, lobisomem, monstros e por aí vai.


Há diferentes tipos de medos que podem ir desde um pequeno desconforto ou uma pequena crise de ansiedade até um pavor muito grande. Para saber mais sobre a Ansiedade, leia o post Reiki para Ansiedade. E as reações fisiológicas geralmente correspondem a intensidade deste medo. Quando este medo nos afeta profundamente em um âmbito físico, psicológico e social, ele geralmente passa a ser uma patologia podendo ser diagnosticado como uma fobia. Há diversos e diferentes tipos de fobias. Como por exemplo: o personagem Columbus na série de filmes Zumbiulândia que tem medo de palhaços (coulrofobia). E quanto ao medo de aranhas? Tem um filme intitulado Aracnofobia de 1990 que representa bastante este o medo de aranhas (aracnofobia).


Alguns dos medos mais comuns são: o medo de altura (acrofobia), medo de lugares apertados (claustrofobia), medo de trovões e relâmpagos (astrafobia), medo de tempestades (brontofobia), medo de ficar sozinho (autofobia), medo de multidões (demofobia), medo de sangue (hemofobia), medo de cobras (ofidiofobia), medo de voar (aerofobia), entre outros. Tem um personagem que provavelmente você conhece que tem no mínimo dois tipos de medos: medo de água (hidrofobia) e medo de tomar banho (ablutofobia). Você sabe quem é este personagem? Sim, é o personagem Cascão das histórias da Turma da Mônica, criadas pelo Maurício de Souza.


O medo é um sentimento que causa bloqueio em nossas ações, causa congelamento em determinadas situações e muitas vezes faz com que o indivíduo se isole. Isto afeta imensamente a sua qualidade de vida. O medo geralmente faz com que tenhamos uma vida com muitas incertezas e inseguranças. Eu acredito, leitor, que sem sombra de dúvidas você não quer que esses sentimentos predominem em sua vida, não é mesmo?


Você sabia que é possível tratar medos com o Reiki? Sim. Primeiramente identificamos o seu medo. Compreendemos a sua causa, onde e quando o medo surgiu, e quando ele se manifesta. Você que está me assistindo sabe de onde vem o seu medo? Você lembra da primeira vez que surgiu o seu medo? O que você estava fazendo? Onde você estava? Depois de identificar o medo e a sua causa, damos início ao tratamento com a terapia Reiki. Focamos primeiramente na situação e trabalhamos energeticamente sob a desconstrução deste medo.


O paciente visualiza a situação no passado no qual seu medo teve início e deixa fluir a energia Reiki durante o tratamento. Depois ele visualiza a mesma situação no futuro, no qual ele se sente mais leve em relação a este medo. A energia Reiki flui durante o tratamento, fazendo com que o paciente se sinta cada vez mais seguro até se livrar do medo que atrapalha a sua vida. O que traz a possibilidade de experienciar uma vida mais saudável fisicamente, psicologicamente e socialmente. Uma vida sem medos, uma vida mais feliz. Porque você merece ser feliz.


Para assistir ao vídeo deste post, acesse o link: Reiki para Medos


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page